ROBERTA DACOSTA

EXPOSIÇÃO na mídia "UM CAMINHO ÚNICO"






Com a inauguração da exposição “UM CAMINHO ÚNICO” dia 27 de janeiro na SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO, a artista plástica estreante Roberta Dacosta une em seus quadros anos de prática nas artes plásticas vividas primordialmente no Parque Lage. A oportunidade de expor seus trabalhos surgiu no agradável encontro com a curadora e artista plástica Desirée Monjardim.
Já na primeira exposição, fica patente a ressonância entre arte e a vivência terapêutica. Afinal, ambas reapropriam-se da realidade transformando-a. Na terapia, recriam-se as possibilidades do viver, enquanto que no fazer artístico, pratica-se pontualmente o viver.
As obras de grandes dimensões formam um amontoado morno e saturado de sentidos, tal qual os indivíduos perdidos nas solicitações sociais, pontuando a reapropriação da realidade das grandes cidades. Compostas por linhas paradoxais, retas tortuosas, trôpegas, de distinta geometria, que se cruzam em esquinas cheias de ângulos, engolindo e sendo engolidas submersas sob uma infinidade de artifícios que dão a ilusão de controle absoluto sobre tudo e todos.
A técnica implementada nessa série de pinturas
privilegia composições de linhas que escorrem seguindo uma imprevisibilidade contida e fazem presente a impossibilidade de controle absoluto enquanto condição da existência. Repele esse lugar “controlador“, permitindo exercer a possibilidade de “deixar ser” em relação às coisas. As telas além da reflexão sobre nosso cotidiano, pontuam uma singular linearidade.


NOME, ANO, TÉCNICA E PROPORÇÕES DAS TELAS
“Um Caminho Único” 2008 Acrílico sobre tela 170x50
“Reapropriação da Realidade I” 2008 Acrílico sobre 2 telas 1x1
“Reapriopriação da Realidade II” 2008 Acrílico sobre 2 telas 1x1
“Estímulos Desconexos” 2008 Acrílico sobre tela 140x90
“Esvaziamento do Antagônico” 2008 Acrílico sobre tela 170x50

SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO Rua presidente Pedreira 98 - Ingá - Niterói - Tel: 21-2621-5050. Segunda a sexta, das 9 às 17h.